quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Arena do amanhã e o hoje


Tenho lido em vários blogs sobre a construção de uma arena.
O que sei sobre isso é somente o que disse o presidente do Clube em entrevista ao Infoesporte.
Acho que além dessa entrevista, algumas pessoas possuem informações privilegiadas sobre esse assunto. Deduzo isso pelos textos e questionamentos feitos na rede. 
Que tudo deve ser feito as claras e com a participação efetiva dos Conselheiros, isso é estatutário. Nada com relação ao patrimônio do Clube pode ser mudado sem a aprovação dos conselheiros.
Se essa arena vai se tornar realidade é outra questão.
Se papo de final de mandato, ou se é uma atitude com interesses próprios e escusos, é uma afirmação muito séria e que sem provas torna-se imediatamente inconsequente. 
Mas nada fica escondido para sempre. As intenções de uma maneira ou de outra vem á tona; tornam-se claras, e as pessoas também.
Adoraria que essa arena daqui alguns anos fosse a nossa casa.
Mas nesse momento e esse ano prefiro transparência, responsabilidade e comprometimento com a verdade. Não só dos dirigentes, mas também dos divulgadores de informaçõesprivilegiadas” nem sempre verdadeiras ou bem estruturadas, e que apontam o dedo com uma facilidade infantil, mas não pura.

Eu estou “crua” de informações sobre esse projeto. 
Estando fora do Conselho vou aguardar o andar da carruagem
Mas se aqui a gente tivesse um jornalismo esportivo investigativo, iria ajudar bastante. 
Não só pra conter informações falsas e divulgar as verdadeiras, quanto pra elevar o nível das discussões nesse esporte que move uma fortuna todos os dias e que tem milhões de apaixonados que precisam ser respeitados e quem sabe ás vezes acarinhados. Com a verdade.
Que esse futuro Coliseu não crie "gladiadores" e "leão famintos" antes mesmo de ser construído.
                                                 

22 comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Voto com a relatora.

decio disse...

Voto também, e vou mais longe.
Essa perseguição de cunho pessoal ao presidente, está prejudicando não ao Zunino e sim ao Avai.
Alguém que se acha nobre o bastante para ofender seus suditos com invenção e história para boi dormir, com intuito de deixar sempre a ressacada na midia, por coisas ruins, mesmo que sejam boas.
Kaká, esse assunto passou pelo conselho, sim, Você não estava. Não chegou a ser dicutido ou aprovado, mais foi achado interessante o projeto. Era com um grupo portugues, não deu certo. A idéia é mesma. E vejo com bons olhos esse projeto. O Avai terá uma Arena e sua manutenção, que não é barata, será mantida pela receita com os empreendimentos.
Quem viver, verá. Se sair, claro.
abs
Bom carnaval.
décio

Anônimo disse...

Concordo, mas penso que ninguem pode ou deve criticar qualquer tipo de negacao ou desconfianca quanto a este assunto. E de qualquer que seja o torcedor.
Se outras coisas estivessem bem claras, estariamos todos aplaudindo e apoiando. Todos e ai de quem falasse mal do Zunino.
Mas nao ! A historia que ele esta escrevendo tornou-se contraria a isso.
Bom, cada um colhe aquilo que planta, portanto estamos com todo o direito de desconfiar.
Dizer o contrario seria oportunismo.

Abracos
Marcelo Alves

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Marcelo, a questão não é ser oportunista, mas de se conduzir por preconceitos. Estou lendo todos os comentários sobre isso e a maioria se conduz pela seguinte lógica: "ah, é do Zunino, então não serve. E ele vai passar a mão." Esse é o resumo da maioria das interpretações.
E uma coisa é o presidente, às vezes, ter sonhos megalomaníacos, outra é duvidar de seu caráter e de sua moral, que é um troço bem mais sério.

Anônimo disse...

Quando o Brasil foi disputar a Copa de 1958, tinhamos o complexo de vira-latas, agora a torcida Avaiana com o rebaixamento adquiriu algo parecido, nada dá certo, veio do Zunino, tem picaretagem no meio. Concordo plenamente, a aprovação de qq projeto depende do Conselho, fim de papo. Questão se é bom ou ruim, até onde tenho conhecimento, é muito semelhante aos da turma do brócolis. Porque isso então do Miguel atacando, CBN atacando, porque os caras não gostam do Avai. Se bobear acampam lá na Prefeitura para embargar a obra do leão, alegando ser zona de mangue. Já no Figueira, não tem problema, sensacional, só vai ter que derrubar algumas favelas e indenizar uma montanha de gente, mais isso o parceiro e o Estado fazem. O que eu fico mais puto, é torcedor Avaiano acampando a idéia da CBN, veio do Zunino, ahhh, então não presta. Fernando Avaiano.

Anônimo disse...

Tem alguns aí com parcos argumentos do tipo: Deve os funcionários, então não pode. Como se a questão dos salários é diretamente relacionada a questão patrimonial. Eu penso que a questão dos funcionários é a seguinte: Se eu fosse Presidente, eu enxugava a máquina, tem muito funcionário ganhando demasiado no Avai. E o pior que ainda falam mau nas redes sociais, gente sem comprometimento, algo que tem que ser resolvido dentro de casa. Se eu tiver problema na minha empresa, vou resolver com meu chefe, não saio por aí falando pra Deus e o mundo, principalmente para CBN's e Garujas da vida. Isso eu chamo trairagem. Quanto ao estádio, o projeto já é de conhecimento público, eu quero saber é quanto o Avai vai entrar, quanto os Portugueses vão entra, quando começa, sem enrolação, quanto tempo o comodato, e por aí vai? A coisa bem transparente para nós Avaianos saber. Fernando Avaiano.

Anônimo disse...

Aguiar, acho q vc concordará comigo que se alguem duvidar ou desconfiar dos atos de alguem, ele acaba de abrir as portas para que se prove a seriedade. E é isso que deve ser feito, pelo carater e moral como vc bem falou. Eu nao estou aqui para ensinar o presidente a comandar o nosso Avai e muito menos a ensinar qualquer pessoa que seja em como deve mostrar seu carater. Nada disso. Isso só mostraria um lado arrogante e louco que eu nao tenho, mas toda esta situacao foi sim criada por eles mesmos. O popular "mata a cobra e mostra o pau," ainda deveria ser levado com seriedade.
Se vc desconfiar de mim e eu me calar, eu estarei deduzindo á vc que algo tem de errado. É assim, é inevitavel. Entao eu faco o contrario, mostro que esta tudo Ok. Certo ?
O avaiano é completamente apaixonado e como tal nao admite ser tratado como apenas mais um.
Esta paixao o leva a crer e dizer batendo no peito que a Ressacada é sim a sua casa. E é ! Se a esposa nao quer ir ao jogo dane-se ela, já estamos lá.
O avaiano é apaixonado e como tal nao aceita se sentir desrespeitado ou enganado.
Todas estas indagacoes, opinioes e colocacoes sao colocadas por falta de transparencia e isso traz ao ser humano, principalmente um apaixonado, um sentimento forte de estar sem rumo ou caindo em algum buraco.
A transparencia deve si ser forte e a Ressacada deve sim ser do torcedor e o torcedor quer os bandeiroes, quer o varal da raca, quer a charanga, quer sentir a mesma alegria de outrora e do jeito que eles agem nao vai rolar e a desconfianca só aumentará e é o que esta acontecendo ! E isso é muito normal e inevitavel. Em casa se o filho faz algo que nos pareca ser escondido, dizemos opa ! Vou ver oq é ! Algo está errado !
Se vc é um homem publico e esta a frente de algo publico, deve transparencia a sua nacao e isso se torna sinonimo de respeito a esta mesma nacao. Senao algo sempre estará errado !

Abracos
Marcelo Alves

Anônimo disse...

Fernando ! Concordo com vc sobre a RBS e é por isso que continuamos querendo que a RBS, vá tomate crú (desculpe, mas nao tenho o desenhozinho do tomate que os blogueiros usam para eu colocar aqui / rsrsrs).
Nunca precisamos deles e acho q continuamos nao precisando. Somos autosustentaveis sim, mas dependemos do piloto.

Abracos
Marcelo Alves

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Marcelo, há algumas confusões aí postadas por você. Só lembro que o ônus da prova é de quem afirma, não de quem é acusado. É uma norma do Direito, que faz parte das instituições democráticas.
Lembro que num determinado blog aí fui acusado de corrupto, nazista, de estar levando algum para escrever no meu blog e eu não tenho que provar nada para ninguém. Que se dane quem pensa assim.

Sabes qual é o problema do Zunino? Fracassos em campo. Confiou demais em pessoas que o enganaram. Errado ou não, essa é a história. Mas a torcida canalizou tudo para a administração do clube e não do futebol. Durante os anos em que o Zunino geriu o Avaí, nosso clube cresceu como instituição. Infelizmente isso não se refletiu no campo.

Muita coisa do que se diz por aí é bobagem, tem gente da oposição, uns merdinhas fracassados, que detonam tudo o que podem no Avaí, só porque o Zunino está lá.
E ele precisa provar isso? Claro que não. Azar de quem duvida o caráter dele.

Júlio Avaiano disse...

Décio - conselheiro e já fez parte do conselho fiscal, amigo pessoal do zunino.
Aguiar - funcionário do Santa Luzia e assim sendo o zunino é seu patrão.
Não sei se estou errado, acho que não pelo que leio nos blogs.
Então que me perdoem esses dois,não é nada pessoal, mas tenho o direito de não colocar fé no que eles escrevem a favor do nosso presidente.

decio disse...

Meu caro Julio????, faltou o sobrenome.
Fui do Conselho Fiscal e sou Conselheiro atualmente.
Estás muito enganado. Não defendo o Zunino. Defendendo o Avai. Agora essa história de ofensas pessoais ao presidente, tenho que ser contra, exatamnte por isso. Fui do Conselho Fiscal e as contas foram aprovadas por nós e pelo CD.
Quem participa do CD sabe do meu comportamento e das minhas cobranças.
Como diz, com muita sabedoria o Aguiar, prove primeiro e depois faça os comentários. Chega de levianidades, de suspeitas, de pirraças, de oposição sem propostas, de falar por falar.
Bem verdade, quem não sabe nada é melhor acusar. Vide o PT.
abs
décio

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Pela tua lógica, Julio, posso acrditar que quem bate contra o Zunino é da oposição. Por isso, tmabém não tem credibilidade. Procede?
Se eu batesse no Zunino, como já fiz, por sinal, teria então credibilidade?
Que lógica sonsa!

Anônimo disse...

Aguiar ! Respeito suas opinioes, mas para mim se alguem duvida de de mim em algo eu esfrego tudo na cara da pessoa, porq esta mexendo com meu moral. Esse é o correto.
Eles que respondam o requerido pelos verdadeiros donos do Avai
(vide Andre Tarnowsky) e esclarecam o que deve ser esclarecido e pronto.
Enquanto estas transparencias nao acontecerem, as duvidas sempre existirao e com toda a razao.
Afinal sao os donos do Avai F.C que querem isso. Nao é qualquer pessoa.

Abracos
Marcelo Alves

decio disse...

Esperem ai!
Transparência?
Tudo o que acontece no Avai está na midia. Seja cagada ou perfume.
Nada passa desapercebido no Avai.
Enquanto o time doladelá nada sai de ruim. Lá sómente deve ter coisas boas, pois a torcida, imprensa, blogs, etc. não comentam nada.
No Avai, se o salário está atrasado, dos jogadrores ou funcionários, se rem reunião do CD, CF, se um jogador joga a camisa no chão, se um torcedor é mal atendido, se a camisa tem um fio solto, se uma torcida está sendo penalizada é baixa no Avai????, etc., etc, tudo está na rua. Se o filho do presidente agencia um jogador, é perfeitamente legal, se é imoral é outra história, está na rua.
O que falta então de transpraência? O balanço? está publicado. O orçamento? o nosso foi para a imprensa e o deles, foi? O balanço deles foi publicado?
A parceria deles é uma obra de arte. A do Avai, porque o filho do presidente é amigo da LA, é uma merda.
Vamos p-arar de falar mal do avai. Não caia nessa oposição de merda que não tem nada a acrescentar ao clube.
Deixem o Avai em paz. Vão ao estádio torcer;.Pelo menos façam isso. Se associem primeiro para depois cobrar. Não são sócios, não vão ao estádio, não fazem nada para o clube e sde achma no direito de tripudiar em cima de quem faz alguma coisa.
abs
décio

Kk De Paula disse...

Gostaria de dizer que como já fui membro do Conselho, o comportamento do Sr. Décio Sárda sempre foi responsável. Sua postura sempre me pareceu livre e sem comprometimento com a direção, mas sim com o Clube. Não poderia deixar de escrever isso aqui.
Quanto ao Aguiar, aprecio profundamente seus textos e seu caráter.
Todos nós somos avaianos e esse debate respeitoso, prova a nossa preocupação com o Avaí.

Anônimo disse...

...Mas nao estamos falando de imprensa. O torcedor avaiano nao gosta da RBS. Isso é fato.
Nao estamos falando do time do lado de lá. É somente um time de gambas e portanto é fedido, nojento e catinguento. Nada mais q isso. Nao temos nenhum titulo em nosso curriculo que tenha sido apontado com o dedo do meio. Eles estao cheios, porq eles precisam disso. Danen-se eles !
Se coisas vazam para imprensa, vazam de dentro do Avai. Certo ? Falamos de um requerimento feito por socios, que tem este direito e que nao pode e nem deve ser negado como esta sendo. isto tbem é fato!
Nao sei quem é esta oposicao, porem vejo que no momento nao é ela que esta fazendo merda. Muitos assim como eu sempre fomos socios e mesmo quem atualmente nao é, acompanha o avai a decadas. Me desculpe, mas dizer que o torcedor nao faz nada pelo clube, é sacanagem ! Só depende de quem esta dentro, chamar quem esta fora para entrar. Ou voltar no caso.

Abracos
Marcelo Alves

Anônimo disse...

Correto KK ! Enquanto nos respeitarmos, haverá dialogo e conseguentemente uma solucao !

Abracos
Marcelo Alves

decio disse...

Marcelo, O conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo são represetnantes dos associados do Avai. Não representantes do Zunino.
É igual a um condominio. Imagine, por exemplo o Condominio Argus, em coqueiros, que tem 840 apartamentos e portanto, 840 condôminos.
Se cada um quiser verificar um balancete qualquer, e se demorar dois dias para isso, serão 1680 dias, fora o tempo de preparar protocolo, etc.
Os assuntos do Avai são discutidos pelo Conselho Deliberativo, e não me venham com essa que são inoperantes que não verdade, conselho fiscal, composto por contadores e profissionais. Se acham que plantando suposições, acho interessante lerem antes, a coluna do André as 3peneiras,para depois jogarem nos blogs assuntos supostos.
Claro que interessa sim o time doladelá. É por terem a preferencia da RBS e imprensa em geral, que nós torcedores passamos a odia-los porque só falm coisas ruins do Avai. Se falassem também do time do Estreito, ninguém estaria tão indignado.
O que quero dizer sobre os torcedores, são aqules que só usam os blogs para deitar falação. Não são sócios, não ajudam o clube E NÃO VÃO AOS JOGOS.Entendeu? Aqueles que não vão aos jogos e nem sócios são. Que direitos eles tem de exigir prestação de contas se não pagam ingressos?
E nisso que me bato. O Avai está sendo massacrado por parte da torcida que não vai a campo.
Essa balela do preço do ingresso é ingrediente de quem não tem assunto.
abs
décio

Anônimo disse...

nossa, como é bom torcer para o Figueirense. La tudo é bom, eu como torcedor nunca me incomodei como vcs de ficar escrevendo bobagens e mais bobagens em blogs, numa discussão sem sentido. No Figueirense ganha-se titulos, temos e tivemos dezenas de jogadores brilhantes que jogaram em times grandes de verdade. Temos mais vitorias em classicos, em tudo. E o futebol é bonito de se ver jogar, encantou o Brasil em diversas campanhas na elite. Desculpa por eu me meter no meio da discussão, mas não poderia deixar de escrever a alegria que sinto torcendo para meu time e rezo para que voces como pessoas nao fiquem tao amarguradas e azedas pelo azar de ter escolhido o time errado. Saudações da maior torcida da ilha!!

Anônimo disse...

Putz ! que cheiro de gambá dos infernos. Tá loko !
Quem foi ???? Sacanagem pô !

Obs: Conhecemos muito bem os titulos de vcs. Cada um escolhe como deve adquirir as coisas na vida. é uma questao de carater !
rsrsrs.

Abracos a nacao azurra
Marcelo Alves

Kk De Paula disse...

Pelo amor de Deus! Cara de pau o torcedor(a) do time doladelá. Aqui se conhece a história do futebol de Santa Catarina. Sendo assim, sabemos como muitos títulos e acessos foram parar na "galeria" de vocês.
E a discussão é sempre salutar.
Acontece tanto aqui quando lá.
Só que aqui as coisas são as claras.
Nada se varre pra debaixo do tapete.
Não se entra pela janela.
Não se conquista nada no tapetão.

Rogério - Itajaí disse...

De tudo o que li e acompanho, consigo filtrar algumas constatações (na minha interpretação):

- A torcida teria maior confiança na diretoria, se o diálogo fosse estimulado, por exemplo, com informações mais específicas, feitas de forma expontânea, ao Conselho Deliberativo (que, como bem coloca o Décio, é o legítimo representante dos sócios). Há que se reconhecer que o Presidente vem quebrando o silêncio, de meses, através de entrevistas a um site esportivo. Não sei se este é o melhor caminho, mas o que sempre cobramos - assumir as responsabilidades pelos erros cometidos - está acontecendo;

- É bobagem pensar que a RBS, ou qualquer veículo de imprensa local privilegie aquele outro time (aquele, que nem devemos mencionar o nome...). À imprensa interessa, sim, que o Avai se dê bem, volte à série A. Isso lhes renderá melhores patrocínios, lhes dará mais audiência em suas rádios e TVs, venderão mais jornais, etc.. O fato é que tudo o que ocorre no Avai, seja bom ou ruim, sempre é entregue de bandeja pra imprensa local, por gente do próprio Avai! Até os quero-queros da Ressacada sabem disso... Então, a RBS, definitivamente, não é o grande vilão. Em tempos de ISO 9001, temos que rever nossos processos, em especial, o que se refere à comunicação com a imprensa e com os associados.

- Tem muito Avaiano caindo na onda da teoria da conspiração. A máxima parece ser "Se hay Avai, soy contra!!!". Concordo com aqueles que dizem que a desconfiança é resultado de políticas equivocadas e da falta de transparência em ações da diretoria, em especial nos últimos 2 anos. Mas, como AVAIANO ATÉ A MEDULA, não consigo admitir ver Avaianos (ou pelo menos ditos Avaianos) torcerem contra o AVAI. E olha que tenho visto isso até em vitórias de nosso time... Outro dia vi comentários de que não se poderia questionar as formas de manifestação da AVAIANIDADE de cada um, que isso era pessoal, que cada um tinha um jeito de ser Avaiano. Concordo! Mas, eu sou daqueles que posso criticar antes e depois. Posso assinar manifestos, protocolar protestos, pedir a palavra para apontar erros e acertos, mas na hora que eu vejo "A AZUL E BRANCA", sou acima de tudo AVAIANO, e jamais admitiria torcer contra o meu time.

- Desculpe, KK, o longo comentário. Sempre me senti a vontade por aqui. Gostaria de finalizar dizendo que respeito as opiniões de todos e acho extremamente salutar o debate feito em alto nível.

Grande abraço a todos,

Rogério - Itajaí (Avaiano até debaixo d'agua)