terça-feira, 28 de julho de 2015

Futebol: Por um 'detalhe'



Quando uma partida de futebol é decidida num 'detalhe'...
Sim, algumas são: Aquelas onde falta qualidade.
Não lembro de nenhum jogo da Copa do Mundo  da seleção canarinho de 1970 que tenha sido decidida por um 'detalhe'.
Nem a seleção de 1982, eliminada, será resumida a um detalhe. Seu talento não permite. Essa seleção foi eliminada porque jamais jogou por um 'detalhe'. Jogou dando show, sendo intensa. O Brasil jogava por um empate? - Dane-se! Urraram os craques brasileiros. - Nós vamos jogar futebol, nós vamos jogar pra vencer! 1982.
Oras, vencer no detalhe é reduzir noventa minutos de bola rolando num único segundo.
89 minutos vão para o ralo.
Escorrem ao ar livre para o esgoto em campos onde o futebol não é verdadeiramente jogado. Genérico!
Não é um pênalti perdido, uma bola no travessão, um gol irregular que decidem grandes jogos. Esses 'detalhes' decidem peladas. Talento e competência não são vistos aqui. 
E tem gente que fica horas e horas e horas discutindo, analisando e tentando explicar  essas pseudos-partidas de futebol.
Nenhum grande time é prisioneiro do 'detalhe'.
Nenhum árbitro de 1970 é lembrando quando se fala dos jogos do Brasil no México, e nenhuma partida dessa Copa pode ser contada num detalhe. Um pecado editar! Todos os jogos valem ser revistos sem cortes, sem edição. 
Futebol Brasileiro, que saudade!

Um comentário:

Sergio Nativo disse...

Perfeito! O Avai perde para si mesmo. E sem lider em campo, para que tanto velhos jogando? Desse jeito que vem jogando ainda vai perder muitos jogos. Mas triste é saber que a Ressacada não é mais aquele caldeirão, hoje é salão de festa de adversarios. Tem muita gente se achando craque jogando bolinha de peladeiro. Outra coisa, que dificuldade em finalizar com qualidade a gol. Essa gurizada da base nunca treinou ou jogou na Ressacada antes? Nos meus tempos de futebol de rua, na minha rua eu e meu amigo Lico eramos imbativel. Sabiamos cada morrinho e buraco da rua de terra e tabelavamos com eles. Hoje em um tapete como é a Ressacada os caras na pequena area conseguem acertar no avião que vai passado, menos no gol. Vão treinar mandrioes!