domingo, 11 de setembro de 2011

Bagaço da Cana


Infelizmente no Brasil ainda não é obrigatório o diploma para os profissionais que trabalham nas áreas da Comunicação.
Infelizmente, porque as palavras e a voz mal colocadas podem causar danos irreversíveis em qualquer área da nossa vida.

A imprensa esportiva da capital e as empresas da área se especializam em criar e “amamentar” personagens folclóricos, polêmicos e muitas vezes cruéis. Eles desempenham “papéis”, como atores de novelas. O bonzinho, o malzinho, o polêmico, o mal humorado, o diplomático e por aí vai. Que provincianismo. E ele se estende também a profissionais diplomados. O que é mais vergonhoso. Um jornalista e/ou radialista formado ou não, se prestar a fazer "papelzinho", transformando debates sobre futebol em folhetins grotescos, em novelas mexicanas. Esses só podem ser comparados a jogadores peladeiros. Daí não sai nada de bom, de aproveitável.

Não consigo imaginar o Juca Kfouri, o José Trajano, o P.V.C  representando personagens demarcados e vestindo máscaras escolhidas por seus chefes.
Mas em todas as profissões existe o “bagaço”.  Nas comunicações existem bagaceiros com as letras e as palavras, com a caneta e com a voz. 
Na ilha são em grande número. Como uma numerosa plantação de cana. Dela se faz o açúcar, mas do bagaço se faz a cachaça. “A Marvada”. 

11 comentários:

Carmen Fuhrmann disse...

Parabéns KK,

Postagem perfeita. Decifrastes o que realmente acontece na mídia: provincianismo. E o pior é que há torcedores que "amamentam" estes personagens folclóricos, dando a eles seus ouvidos, como estes fossem apenas "pinicos.


Beijo

sergio araujo disse...

O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam humilhar os outros, para se sentirem fortes.

Anônimo disse...

quando o Avaí, perde, daí é que show começa !!!

Anônimo disse...

Eu era uma formiguinha, e adorava o pretinho, aí meus amiguinhos estavam falando que o azulzinho era melhor... Opa! encontrei o sentido prá minha vidinha, quero ser igual a eles, vou gostar do azulzinho também!!!

*As cores são apenas coincidência

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Dona Kátia, um beijo pela elegância do texto. Eu não teria tanta polidez.

Sergio Nativo disse...

kk como ja comentei no André. Infelizmente sao esses chamados “bagaços” que voce citou, os que mais tem previlegios dentro do Avai.

Boto disse...

Kk, muito bom o texto, mas na minha opinião, em hora totalmente errada.
Lembra aquela história que se fala; "agora é hora de apoiar, não criticar ? Vale o mesmo pra essa situação. Agora não é hora de se preocupar com a imprensa, e sim com a diretoria que fez tudo o que fez no nosso clube e ainda não tomou medida alguma para que resolvam os problemas no nosso clube.

Ou vocês estão se dando por vencidos e acham que agora a solução é atacar a (parcial) imprensa?

Anônimo disse...

KK DE PAULA, já me desmanchei em elogios pelo seu texto lá no blog do Tarnowsky. Você foi perfeita, demais. Aproveito pra dar um pitaco nesse pessoal que cisma de misturar tudo, como se criticar os babacas da midiazinha é responsabilizá-los pela situação do Clube. É claro que não, eles não contrataram nossos atletas. Critiquemos os dirigentes, mas nem por isso vamos deixar barato a malhação maldosa sobre as coisas do nosso Clube, a predileção regada a café pelas coisas do brócole. - Roberto Costa

Boto disse...

Roberto Costa - sou seu fã em todas as observações que você faz em relação a imprensa - você é um verdadeiro observador.

Mas não consigo entender o porque que vamos gastar cartucho em cima disso AGORA. Não vai ajudar nada, só criar mais sarna pra se coçar. Adianta isso agora? Adianta esquecer que faltam menos de 7 dias para um jogo em que só a vitória interessa e a diretoria ainda não mostrou uma campanha digna de se lotar o estádio? Diretoria que ainda não apresentou o zagueiro - laterais - atacante que estamos precisando para tentar se salvar?
O foco agora é futebol.
Depois discutimos essa imprensa mal intencionada e Fanatics e tudo mais...

Abraço.

Anônimo disse...

sempre escutei todos os comentários sobre o Avai na CBN com aquela turminha do barulho...mais comecei a ficar enjoada com tanta besteira que eles falam.agora troquei de estação fui pra radio guaruja.. nossa!!!! é outra categoria.{meu filho diz que eu estou ficando maluca pq so falo no avai é noite e dia...minha paixão.. te amo avai..

Anônimo disse...

BOTO, a guerra em prol do Avaí tem várias frentes, não se pode deixar uma correr solta e. como já disse outras vezes, essa cambada faz a cabeça do torcedor mirim, que mais tarde será o torcedor adulto. Por pior que seja a defesa que se faça, é melhor que nada. É como eu vejo. Acho também que a diretoria do Clube, considerando que o Avaí é assunto para o trabalho desses aprendizes, deveria ter atitude ante a situação e exigir o devido respeito. Na falta deste, puxar-lhes o tapete, saindo do foco, negando-lhes entrevista. - Roberto Costa