sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Podemos ser qualquer coisa, menos ...


O Blog VidAvai reproduz um texto do Cosme Rimoli sobre o preconceito no futebol, nesse caso sobre o jogador Richarlyson do São Paulo. A muito eu venho notando o comportamento da torcida com relação a esse jogador, incrível e desconcertante. Perceber o que somos capazes de fazer em nome do preconceito é desolador e preocupante e nesse caso, uma oportunidade para nos fazer pensar. Um homem jogador que descoberto homossexual é tratado de maneira singular por uma torcida apaixonada, e esse comportamento é puro preconceito e nesse caso, é tão violento que nem a paixão o desculpa, o cara pode ser qualquer coisa: corrupto, ladrão, criminoso, mau filho, mau pai, tudo, menos gay, é como se um rótulo fosse tatuado na sua testa escrito: Bicha! O cara passa a ser só aquilo, só sua opção sexual, se ele é um bom filho, um bom amigo, um bom trabalhar ou no pais do futebol, um bom jogador, nada disso conta, o cara é bicha, é deve ser mal tratado. Muito se discute e se condena o racismo, quando será que o preconceito será condenado e rechaçado como é o da cor? Como a cor da pele não diz nada, é apenas uma cor a colorir lindamente a raça humana, as opções e escolhas de com quem se dorme, também não deveriam dizer nada sobre o caráter de qualquer pessoa. Parabéns ao blogueiro que trouxe a tona essa discussão.

4 comentários:

Blog Crássico é Crássico disse...

Caros amigos,
Estamos com o blog Crássico é Crássico e convitamos vocês a participarem, nele o que vale é a rivalidade sadia, piadas sobre Avai e Figueirense, tudo na mais pura gozação, coisa típica de nós manezinos. Esse convite se estende a todos blogueiros e visitantes, podem nos enviar as piadas via e-mail ou também solicitar sua inclusão como autor do blog, estamos esperando por sua coloboração, já temos hoje quatro participantes, mas não vamos colocar limites, quanto mais melhor, vamos lá pessoal, venha fazer parte dessa brincadeira, vamos ver quem vai ganhar esse crássico.

Felipe Matos disse...

Eu achei a situação de uma crueldade tão grande que não pude deixar de reproduzir o texto no blog...triste, muito triste...

Chuleta Avaiana disse...

Parabéns ao blogueiro!
Parabéns pra ti!
Lamentavelmente, nossa formação é muito deficiente - nossa num sentido amplo.
E na medida em que prosperam imbecilidades nas telas, nas páginas e nas rádios, a liberdade de ir e vir, de sentir, de querer, sempre ficará comprometida.
Há uma predominância de intelectualóides funcionais e nada é levado de uma maneira mais profunda, mais sincera, mais humana.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

vilzete disse...

O preconceito é a maior prova que o ser humano ainda não consegui chegar a lugar nenhum. Abaixo o preconceito vilzete