quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Os meus Sócrates




Em 1981 eu desistia do meu curso de Pedagogia na UFSC, não tinha como continuar porque não gostava do curso. Por dez anos minha mãe insistiu comigo para que eu voltasse a estudar, em 1991 pedi retorno para o Curso de Filosofia, era o que tinha mais vagas abertas e como eu não aguentava mais a Odete (minha mãe) buzinando no meu ouvido, fiz o pedido. Consegui o retorno e voltei a estudar na UFSC. Sentei no banco da "escola" depois de 10 anos e num curso onde eu não havia me preparado para ele, nunca havia lido um livro de filosofia. No primeiro dia de aula, a primeira disciplina era Ética I, sentei na terceira cadeira da primeira fileira, a que ficava ao lado das janelas, claro eu pretendia apreciar o movimento. Entrou a professora muito séria, cara de brava mesmo, escreveu no quadro o nome de um Livro que pra mim mais parecia grego: "Fundamentação da Metafísica dos Costume" de Emmanuel Kant. Pensei: - Meu Deus do que será que trata esse livro? Bem, a professora continuou dizendo: - vamos trabalhar esse livro em sala de aula, mas para o final do semetre cada um vai escolher um filósofo clássico para apresentar um seminário. E começou apontando para o primeiro aluno da minha fila. O cara falou: - "Platão!" Ela apontou para o segundo da fila e o cara disse: - "Aristóteles". Bom antes de chegar a minha vez eu fiquei pensando, os clássicos devem ser Sócrates, Platão e Aristóteles, já tinha ouvido falar desse gregos, e com a resposta dos dois na minha frente me senti segura para escolher o meu. Quando a professora me apontou e disse: - "Tu aí galega!" Eu respondi prontamente: - "Sócrates!"

Ela no mesmo instante disse: - "Depois te dou um prêmio!" Xi, pensei, por que será? Cutuquei o cara da frente e perguntei: - Por que será que ela disse isso? O aluno respondeu: - "porque Sócrates nunca escreveu nada, tu vais ter que ler Platão!"

Ora, ora, professora Alvaci e não é que eu escolhi mesmo o certo! Sócrates está escrevendo e veja só um trecho do texto escrito por ele: -"É o caso do Avaí, que demonstra ter uma administração como poucas...mesmo quando os resultados não correspondiam, manteve o técnico Silas. Um pequeno gesto diz tudo. É por isso que os grandes se apequenam, e os pequenos se agigantam.”

Grande filósofo esse Sócrates paulista, hoje eu poderia escolher meu seminário nele e escrever uma tese sobre esse Clube que fez esse inteligente homem filosofar em pleno século XXI.

Nenhum comentário: