quarta-feira, 12 de maio de 2010

Zéperri, na ilha


Exupéry sobrevoa a fila.

Ressuscitado pelo vórtice de suas hélices, que fizeram girar, também, a espiral do tempo, o lendário piloto aproou seu Bréguet-16 da Latécoère no rumo da pista do Hercílio Luz, 80 anos depois do seu último pouso, na campina alta do vizinho Campeche.

O avião era o mesmo com o qual Mermoz consumou a primeira travessia comercial do Atlântico Sul, com a inscrição ufanista na fuselagem:

C’est à la France que le monde doit ses ailes. (É à França que o mundo deve suas asas).

À França e a Santos Dumont, mas vá lá: os pioneiros do “Correio Sul” fizeram um belo trabalho, vindo das areias de Agadir, Dacar e Casablanca até as nevascas de Punta Arenas e Comodoro Rivadavia – com Floripa de bela escala.

O primeiro choque foi ter sobrevoado o “novo Campeche”, uma espécie de Marrakesh em dia de feira. E espantar-se, como Henry James ao retornar a Nova York, depois de 20 anos na Inglaterra:

O que fizeram com esta Ilha?

Sorte ter reencontrado o espectro do amigo, “seu” Deca, no barracão do acanhado aeroporto. Não muito maior que o antigo galpão da velha Air France:

E aí, amigo velho, vamos pescar uma “cocorroca” (o erre dobrado, como bom francês), um “parrgo”, um “parru”?

“Seu” Deca foi obrigado a admitir ao amigo Zéperri que, agora, não era mais pescador, a fúria imobiliária assustara até os “biacu”, dava graças a Deus de ter agora o emprego de fantaima numa pousada ali perto da Avenida Pequeno Príncipe.

O mô amigo agora virô nome di rua!

Saint-Ex gostou de saber da homenagem e convidou o velho companheiro para um voo no segundo assento da carlinga.

Sobrevoaram a Baía Sul ao largo da Via Expressa, o centro “irreconhecível” da cidade, o retorno beirando o mar, mas pelo leste.

Ainda existe “le Café Nationale” ? – quis saber o escritor, lembrando-se do seu encontro com o professor, humanista e francófilo Mâncio Costa.

Não! – esclareceu o Deca. O velho Café Nacional agora é uma farmácia...

La cité est malade...

O aviador Antoine não demorou a concluir que existem hoje duas Florianópolis. Aquela que se vê do alto e que ainda o emociona, e a que se materializa aqui embaixo, no duro chão da realidade.

Produto de Deus, a que se enxerga do céu continua a encantar a retina do homem. O autor de Voo Noturno e Correio Sul seguiu o tapete dourado das dunas, através do Santinho, da Galheta, da Mole, Joaquina e Lagoa, até chegar de novo ao Campeche, para um sobrevoo ao antigo campo de aviação. Foi então que o aviador percebeu a imensa fila de veículos no Trevo da Seta...

O que é “aquilo” ? – espantou-se, interrogando o Deca com o auxílio de sua sobrancelha.

O velho pescador rebateu, de bate-pronto:

É jogo do Avaí...

Esclarecida a questão, Saint-Ex empolgou-se ao saber que os “azurras” envergavam uniforme parecido com os dos “Les Bleus”, heróis da Copa de 1998. Se desse tempo, até gostaria de cumprimentar “le capitain Rafael”, o bicampeão, como se ele fosse o próprio Zidane.

Mas estranhou:

Quer dizer que, quando tem jogo de futebol, os aviões não pousam?

Pousam. Mas os carros não andam.

Seduzido pela hipótese de ir ao jogo desse seu time “do Campeche”, Saint-Ex brincou:

O gramado é ótimo. Não dá pra pousar no campo?

Daria. Mas “seu” Deca, que sabia das novidades, informou:

Parece qui agorinha mermo assinaru um papeli pra duplicá a estradinha. A senadora Ideli, o mané vice-prefeito, Jotabê, mais o Avaí do “seu” Zunino se arrenegaro e vão construí uma pista nova ali no ladinho!
Ah, mo deugi! Será que a turma do “contra” vai deixar?

O romântico aviador volta em março de 2011, na esperança de assistir a um jogo. Sem fila.

(autor: Sérgio da Costa Ramos)

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