quinta-feira, 3 de junho de 2010

Precisamos voltar a jogar FUTEBOL

O que mais tem me indignado nas últimas apresentações do Avaí não é a incerteza, mas a certeza de que temos um bom elenco e não estamos conseguindo jogar bola.
Ora, se temos um bom elenco, porque estamos jogando tão mal?
Disposição tática errada no “tabuleiro” e a falta de um “Rei”.

Um time que se dispõe a jogar em contra ataques necessita de saída rápida de bola, saída com criatividade e velocidade. Alguns lançamentos, ao menos, devem ser precisos durante a partida e seus alas devem chegar a linha de fundo para cruzar algumas bolas no jogo.
Lateral que não chega na linha de fundo e cruza, faz o quê, em termos ofensivos no jogo?
Nada disso estamos conseguindo fazer.
Se as peças não forem bem escolhidas e encaixadas e se não aparecer o camisa 10, mesmo com um bom elenco, vamos continuar errando muito.
Enquanto o “Rei” não aparecer e as peças não forem as corretas nesse "tabuleiro", só nos resta compactar o time e jogar no 4 -4-2. Impondo nosso ritmo ao adversário, diminuindo os espaços entre nossos jogadores, um feijão com arroz pode nos salvar.
Sem ala que saiba criar jogadas ofensivas, sem um meia de ligação inteligente e sem qualidade no passe, não se pode jogar no contra-ataque, alias, sem qualidade no passe não se pode jogar futebol.

Estamos lentos, sem criatividade, sem jogadas de linha de fundo, sem meia criativo, sem volante que sabe sair jogando e que saiba chutar de fora da área. Batista era assim, precisa urgentemente reencontrar seu futebol, estamos precisando dele.

Com o agravante da quantidade exagerada de passes errados, algumas peças desse tabuleiro avaiano vem sumindo dentro de campo. Os atacantes tem um contado mínimo com a bola. Roberto ainda tenta usar da sua velocidade e vem buscar a redonda, mas os que estão jogando ao seu lado, como que por encanto, desaparecem no campo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem simples, todos estamos enxergando as mesmas coisas. Ops! Nem todos.

Saluti celesti

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Chegada dos laterais com segurança no ataque depende de volantes rápidos na cobertura. Isso é básico no futebol, e até no volei se aplica isso, quando o bloqueio precisa de cobertura para a bola não cair.

Volantes rápidos? Só temos um. E está cansando rapidamente.

Passes certos ou errados dependem de treinamento de fundamentos, ou de posicionamento.

Se estas coisas não funcionam, onde está o problema? Sei que muita gente vai apontar o Chamusca. Mas ele também tem muita gente boa no DM. Então a coisa é mais complexa. Será que a torcida é capaz de entender isso?

Acredito que não. A nossa torcida é burra.

Anônimo disse...

BURRO EH VC O CARA DE BAIACU!!!

MÁRCIO FORTES

Felix disse...

O cara tem razão a nossa torcida é burra.
Tão burra que fomos enganados com os aumentos dos ingressos em troca de mais jogos e um time melhor.
Já ele não é burro não, ele sabe bem puxar o saco de quem lhe paga o salario.

Anônimo disse...

Vem chamar a torcida de burra no blog dos outros. Vai e diga isso no teu bloguinho chapinha branca.

Anônimo disse...

esse alexandre eh assalariado do zunino puxa saco dos infernos