sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A lei do mais 'forte'

E, para completar a homenagem, já que para o Avaí tanto faz perder quanto ganhar, bem que Argel poderia mandar a campo um time reserva, porque seria o máximo ver o Criciúma vencer amanhã em Floripa e ser campeão da Série B, botando mais uma estrelinha no peito e recuperando um pouco a imagem catarinense, abalada com o rebaixamento, no ano passado, do Avaí, e neste ano, do Figueira.” Coluna Social do Cacau Menezes - DC 

Eu sei que a natureza das pessoas que tem o Poder vai necessariamente impor-se pela força física (a espada-Lei do mais forte) e/ou financeira (o dinheiro-Lei do mais rico) se o contrato social (a constituição) não for respeitado, exercido e fiscalizado. 
Como disse o Marques de Sade, o que é natural não se discute, ademais, se “é natural, não há lugar para a moral”. (sadismo puro) 
Existem os que se acham acima do bem e do mal. 
Os em estado de 'natureza selvagem', que assim permanecem mesmo quando já está instituída uma sociedade civil, são incluídos aqui.  
Mas mesmo sabendo que a espada mata e o dinheiro compra, não consigo ficar sem manifestar minha indignação como pessoas que, hoje em dia, escrevem e defendem ideias ou ações que em tudo se afastam da ética esportiva. 
(Vou ficar no campo esportivo porque é nele que esse blog se inclui) 
Realmente, se a gente não se indignar e lutar contra atitudes e discursos antidesportistas, a paixão nacional (o futebol) continuará sendo corrompida todos os dias um pouquinho. 
Um pouquinho ontem, um pouquinho hoje, um pouquinho mais nos amanhãs, e eis o todo. 
E eles, os ‘selvagens’, vão colocando estrelas no peito ao seu bel prazer. 
Ainda mais que a modernidade nos trouxe uma força descomunal que se junta às duas citadas acima, a força dos meios de comunicação. 
Aqui, quando a mágica impera, a espada fala e o dinheiro cala.
Cuidar, fiscalizar e denunciar meus irmãos na paixão.
A "Banalidade do Mal" é a mãe dos horrores.

3 comentários:

Jamira Furlani disse...

Imagina o que seria ma postagem do Seu Tullo a respeito disso....

Kk De Paula disse...

Credo, sai de baixo. Chumbo grosso!

Bruno disse...

O Cacau e o Delfim deviam é cala a boca. Esqueceram que o futebol é um esporte, não um negócio! (se bem que nos últimos anos...)

Não tem essa de entregar jogo, isso é uma atitude que passa por cima de tudo o que o futebol representa, ainda mais quando há uma rivalidade envolvida. Portanto, tem que entrar em campo pra vencer e ter o gostinho especial de ter tirado as chances do Cricíuma de ser campeão.