quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Menos teimosia e mais M10

Emerson e M10 Foto: Jamira Furlani

Depois de muito tempo o Avaí voltou a jogar futebol, mas um minuto a mais acrescentado pelo árbitro (ele havia dado 4 e acrescentou mais um) nos fez sentir na carne a dor do 'imponderável'  que as vezes dá números a partida. Infelizmente um bola que poderia ter sido colocada pela lateral, se transformou num escanteio que deu o gol de empate para o Botafogo.
Num primeiro tempo fraco, sem inspiração, como tem sido os jogos do Avaí nesse brasileiro, Avaí e Botafogo foram para o vestiário com o placar correto: zero a zero.
Mas eis que nesse jogo Claudinei voltou para o segundo tempo com um verdadeiro camisa 10 em campo e se o nosso teimoso técnico tinha qualquer dúvida do que é capaz um jogador do  nível de Marquinhos Santos, a partir de hoje ele não tem o direito de duvidar mais. 
Decreto que está proibido! 

Marquinhos fez o Avaí jogar bola, fez seus companheiros jogarem bola e fez o Avaí sair na frente do placar. O galego além de talentoso é corajoso: é um Leão. Pois ao ouvir o apito do juiz marcando pênalti, colocou a bola na marca da cal e chamou pra si, como já fez muitas vezes, a responsabilidade da cobrança. E olha que antes quase fez um olímpico, em bela defesa de Gatito. Dutra também perdeu um feito. Que toque de bola qualificado o galego deu ao jogo. Que aula! Estou exagerando? Quem viu o jogo sabe que não. 
O Avaí poderia com justiça ter feito 3 gols após a entrada do nosso ídolo.
Marquinhos mostrou para todos que estavam na Ressacada que o Avaí não precisa apenas desconstruir as jogadas adversárias, que o Avaí não precisa apenas esperar pelo seu adversário atrás da linha da bola. Não, o 'iluminado' camisa 10 mudou a partida. Mudou porque sabe jogar bola, mudou porque soube fazer seus companheiros jogarem bola, mudou porque é Avaiano. Quem puxa aos seus não degenera! E o Avaí não fez mais gols porque o Botafogo tem um excelente goleiro. 

O empate aos 50 minutos doeu, está doendo. Mas deve estar doendo mais nos responsáveis pela escalação do nosso time. Empatar com o Botafogo seria até aceitável, afinal o time briga por vaga na libertadores, se Claudinei & Evando não fossem tão teimosos em jogos que poderíamos ter jogado mais bola; se não tivessem insistindo em deixar o galego no banco. Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Vasco e Fluminense. Nesses jogos ele entrou quando já perdíamos e sempre depois dos 20 minutos do segundo tempo. 
São esses jogos e os pontos perdidos neles, que estão fazendo falta para o Avaí.
Que pena!

Um comentário:

Carlos avaiano disse...

Lembram do Silas em 2009?
Pois é, aquelas teimosias na escalação e o medo de vencer quando em oito ou nove jogos que ganhávamos todos pelo placar de 2x0, o Silas recuou chamando os adversários pra dançar e dançamos, empataram todos. Fomos o sexto, tudo bem, mas somem os pontos perdidos e vejam em que posição terminaríamos aquele que foi o nosso maior e limpinho campeonato na elite.