quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Avaianos(as) o que devemos fazer agora?



Muito se pode escrever sobre os erros cometidos por nosso Clube nesses últimos anos:
Escolhas equivocadas para a direção e gerência do Futebol; elencos inchados e sem qualidade; descuidos administrativos que nos valeram perda de pontos; erros administrativos no financeiro do Clube que nos deixaram com salários atrasados por vários meses; erro na negociação com a CEF que nos fez perder seu patrocínio; erro imperdoável ao colocar patrocínio Chinês por meses na camisa do time profissional sem receber nenhum dinheiro; erros na busca de novos patrocinadores e principalmente, escolha equivocada na sucessão do Presidente João Nilson Zunino. 

O Avaí vem se 'arrastando' em campo e fora dele. 
O números do turno desse brasileiro refletem clara e assustadoramente os números que o catarinense já havia nos mostrado. Não poderia ser diferente quando não se faz nada diferente e se repete as mesmices amadoras dentro de um Clube profissional, que levou anos para alcançar o status que o Avaí alcançou a partir de 2008.
A falta de uma gestão responsável e qualificada foi 'rebaixando' o Avaí como se 2008, 2009, 2010 não existissem e essa 'pinçada' nos anos que deveriam nos elevar e nos fortalecer cada vez mais, culminou na renúncia do presidente Nilton. Articulada dentro do Clube, os articuladores falharam na hora de indicar um nome para assumir a presidência vaga. 
Francisco Battistotti, vice presidente da chapa Nilton Macedo, foi 'consultado' pelos 'articuladores' para renunciar também, mas não lhe foi apresentado um nome. 
Battistotti atuava no Clube quando os erros bateram no teto da Ressacada, mas não havia ninguém para substituí-lo. Ora, o cara deu um soco na mesa ao saber da renúncia articulada seguida pela falta de um nome para assumir. Ele então deixa claro que vai assumir  a presidência do Clube, como manda o Estatuto. 

O que fazer agora, nesse momento, onde o risco de cair para uma série C é real?
O que fazer agora onde os contratos feitos pela gestão Nilton exigem rescisões absurdas?
O que fazer agora quando o elenco está composto por jogadores pagos por outros Clubes; por jogadores de um empresário que o Avaí deve favores, por jogadores da base que podem ser levados por qualquer quantia e agora, por jogadores 'escolhidos' pelo atual técnico?
O que fazer agora se não temos condições de segurar nenhum bom jogador da nossa base, do nosso elenco, quando vem qualquer tipo de oferta por eles?
O que fazer agora se ainda não temos um patrocinador master? 
O que fazer agora quando precisamos de um gerente de futebol qualificado?
O que fazer agora quando temos um elenco inchado e não temos dinheiro para rescindir para não cair com mais ações na justiça do trabalho, e alguém que saiba contratar sem nos deixar reféns?
O que fazer quando  'notáveis avaianos' já não atuam no Clube, e não sem razão, buscando soluções financeiras?
O que fazer agora quando faltou no Avaí alguém que soubesse administrar o Futebol com uma gestão qualificada na formação do elenco dentro da realidade financeira do Clube, nas condições contratuais e com atenção na administração da base?

Decisões precisam ser tomadas, mudança de rumo é urgente. Mas os erros não vão sumir de uma hora pra outra como num passe de mágica. Aqui não exite milagre. Aqui precisa existir Avaianos. 
Nós existimos e somos muitos. 
A condição atual é de extrema dificuldade, é extremamente  séria e difícil por tudo que citei acima, e sei que faltou citar tantos outros erros.
Nós vamos ajudar o nosso Avaí nesse momento difícil ou vamos ficar 'articulando' fantasmas para ocupar um lugar ocupado até 2017?
Todos sabem da minha posição frente a essa gestão pós-Zunino. 
Mas todos sabem também o quanto sou Avaiana, e o 'Ser-Avaiana' está acima de tudo.
Cada um de nós, Avaiano, precisa dar o melhor de si. Cada um do seu jeito tem que estar não só presente, mas estar com o Clube. 
Cada um precisa fazer o que pode e o que deve.
Ir aos jogos e  associar-se é a verdadeira 'Avaianidade' e com certeza, esse ato vai refletir a grandiosidade dos Grandes: o torcedor Avaiano. Quem puder agregar mais e contribuir mais, que não se esconda no momento atual para aparecer quando tudo estiver bem.
Que esse seja o reflexo daqui pra frente. Porque o espelho que está refletindo o catarinense 2016 nesse turno do brasileiro que se encerrou, é mentiroso. Seu reflexo não é Azul e Branco!

O Avaí é grande, nós somos numerosos.
Eu vou ajudar como der e como eu puder.
2017 vai chegar (e os anos seguintes também, o Avaí é 'imorrível'), e ele precisa nos encontrar estruturados para tocar em frente. Arrumar a casa a partir de agora para, com união e seriedade, voltar a ter a casa que reflete a nossa alma: A casa do Leão!
Refleti muito: Eu penso assim e vou agir assim!

5 comentários:

Guilherme P. Flemming disse...

O pior é o risco de repetir o desempenho do segundo turno do catarinense....

Guilherme P. Flemming disse...

O pior é o risco de repetir o desempenho do segundo turno do catarinense....

ney.lf disse...

Sou há um erro neste seu texto, os problemas não surgiram nas gestões pós Zunino e sim a partir da sua gestão quando sobre o pretexto de colocar dinheiro no clube o afundou em dívidas que foram cobertas momentaneamente com empréstimo pessoal que mais cedo ou mais tarde terão que ser pagas miltiplicando a dívida externa de 5 para 50 milhões por pura incompetência em não conseguir alavancar investimentos vendendo a marca do clube assim, não há gestão pós está catastrófica administração que consiga tapar o rombo em curto espaço de tempo, está é a verdade que muitos omitem cobrando que os presidentes pós sua gestão façam milagres,culpando-os pelo que fizeram e pelo que o Zunino fez

ney.lf disse...

Corrigindo, dívida histórica....

ney.lf disse...

Corrigindo, dívida histórica....